Espírito em quarentena e alienação material

Enquanto uma parcela considerável da esquerda, detentora de tempo livre, de recursos materiais e intelectuais, expressa-se de modo idealista e moralista nas redes e nas lives, “da ponte pra cá” ouvimos ecoar o seguinte discurso dos pobres (que o bolsonarismo captura e modula para reforçar seu populismo autoritário):
“Tem que abrir, morre quem tiver que morrer, resolve logo isso aí”. “Estão querendo sacanear a gente”. “Enquanto está tudo parado, as contas não param de chegar”.
Acreditar, sem elaborar e efetivar ações concretas na base material, que apenas o apelo humanista e a crítica douta da religião e da política bolsonarista vão funcionar é encaminhar-se para a derrota certa.
Ainda que as lives e os textos sejam importantes para se apreender o que se passa, as atenções e as ações precisam estar voltadas também para as outras dinâmicas materiais da sociedade. Neste campo o bolsonarismo, apesar de toda sua dimensão teológica e de toda escatologia cristã que parece seguir, mostra-se efetivamente materialista.
Se ainda há de fato algum desejo por democracia radical isso passa inevitavelmente por sermos capazes de dobrarmos contra a  extrema-direita a força que ela capturou e utiliza para poder avançar com seu projeto apocalíptico de aniquilação e extermínio.
Não basta desvelar e atacar o bolsonarismo metafisicamente. É necessário também encontrar disposição para se mobilizar por questões práticas em que a máquina bolsonarista falha miseravelmente como, por exemplo, em torno do auxílio emergencial (rapidez e continuidade dos pagamentos, aumento do valor, desburocratização, acesso, redução das filas) e outras medidas como suspensão de pagamentos de alugueis, contas diversas até a efetivação de um programa permanente de renda mínima.
Trata-se de exigir de Bolsonaro e de sua base empresarial de sustentação o que com a esmola de R$ 600, assistencialismo barato e muita oração se desobrigam a garantir, ou seja, a possibilidade de toda a população ficar em casa durante a pandemia com segurança financeira e alimentar.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s