Relato frio

17 de julho de 1975: "Curitiba Branca de Neve"

Ouvir falar do frio é uma coisa.

“Se prepare”;  “o frio aqui pega”;  “em 1975 nevou”.  Essas frases até os últimos dias em que a temperatura não para de cair pareciam apenas lendas.  Mudei-me para Curitiba em pleno verão. Os termômetros marcavam 32° naqueles dias e eu ria. “Você vai ver só”; “efeito estufa”; “o tempo ficou louco”.  À noite,  olhava para o céu abóbora e pensava: “Curitiba não é tão fria assim”.

O Outono chegou. Um ventinho cortante derrubou os maracujás, as goiabas e os limões .  A rosa escondeu dentro do botão.  Choveu pedra. O Céu ficou cinzento.  Até o último final de semana ainda era possível dormir de camiseta e com um cobertor só.  “Tranquilo, minha cidade também é fria,  região montanhosa”, eu respondia (me defendia) às pessoas que me pergutavam se eu gostava de frio.

Sentir frio é outra coisa bem mais gélida.

Sábado, quase domingo,  observava uma araucária da janela do terceiro andar de um prédio na Amintas de Barros e, sem mais nem menos,  começou a chover. Era o sinal e eu não sabia.  Passei o dia tremendo e não foi por causa do tremor de terra de magnitude 6.0 no meio do Oceano Atlântico, a 1.276 quilômetros de Natal (RN), registrado justamente no domingo.

Posto no twitter que “prefiro frio à terremotos e tsunamis” e uma resposta paranaense vem congelante:  “e se for uma nova era glacial hein?”

Descobri – sentindo – que o frio do Paraná é diferente daquele tímido friozinho lá das Minas Gerais que eu estava habituado a considerar como frio.  O frio mineiro é muito mais friagem. Já o frio de Curitiba é um frio calado,  mais profundo do que os ossos, vem do chão e sobe dos pés à cabeça.

Agora vou preparar um café forte na cozinha para esquentar as ideias e os dedos que estão congelados e lembrar que o  inverno só começa no dia 21 de junho.

Advertisements


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s